A língua francesa ganhou 30 milhões de falantes no mundo

18 de outubro de 2018 às 17:44

O mais recente relatório divulgado pelo Obstervatoire Internationale de la Francophonie (OIF) divulgou o crescimento de 30 milhões de falantes da língua francesa ao redor do mundo, em relação ao último relatório publicado em 2014.

Confira alguns dados:

Potencial de crescimento

A estimativa total do estudo é de que o número chegue atualmente a 300 milhões de falantes. Além disso, o relatório aponta também as tendências do crescimento da língua, inclusive calculando que esse aumento pode chegar a mais de 700 milhões de pessoas até o ano de 2070.

De acordo com os novos dados da OIF, entre os falantes diários, cerca de 59% estão no continente africano. Isso também representa um desafio para a organização, quanto às formas de difundir a escolarização em francês. Na África Subsaariana, por exemplo, 71% das crianças na segunda série não tem nível de francês suficiente para compreensão oral e escrita.

Francês língua estrangeira

Também foi divulgado o número de alunos de francês como língua estrangeira (FLE), são aproximadamente 51 milhões de indivíduos. Essa conta leva em consideração as matrículas registradas em Alianças e institutos franceses, que representam pouco menos de 2% dos alunos globalmente.

No continente americano, o FLE é bastante enraizado, sendo oferecido principalmente pela rede de Alianças Francesas. Os dados do relatório mostram que ela é uma das maiores redes do mundo, com 316 centros em 31 países na América, somando quase 196 mil alunos.

Dá uma olhada no vídeo que a OIT divulgou resumindo os resultados:

cta_fim

 

LEIA MAIS: